Mark


Mark




Sistema de inalização Inhotim
Estúdio: Hardy Design
Ano: 2014

Sistema de sinalização para o museu de arte contemporânea e jardim botânico, localizado em Brumadinho, Minas Gerais.







Uma área de visitação de mais de um quilômetro quadrado. tação de mais de um quilômetro quadrado. No centro dela, mais de 1.300 obras de arte em exposição, 23 galerias e mais de 4.500 espécies botânicas. O tamanho do Inhotim é coerente com a sua importância. O que também justifica o desenvolvimento de um sistema de sinalização para auxiliar a experiência dos visitantes.

Mais do que direcionar o caminho a ser percorrido, um bom projeto de sinalização auxilia o aprendizado do usuário sobre o espaço ao redor. Quanto mais uma pessoa desenvolve seu domínio sobre localidades, percursos e distâncias, mais se amplia a sensação de segurança e o sentimento de pertencimento àquele lugar.


O desenvolvimento do projeto começou com o levantamento da sinalização existente, seguindo para a análise dos fluxos e comportamento dos visitantes. O desenho do novo mapa deveria ter uma linguagem simples e direta. O novo sistema de sinalização teve a linguagem inspirada inspirado na linguagem linhas de metros, propõe a criação de 3 eixos para interpretação e orientação do visitante no Inhotim, além da criação de ícones para representar cada galeria.